Terapeutas da Alegria

maio 30, 2009 at 8:12 am Deixe um comentário

     Desde 2002, o projeto Terapeutas da Alegria, leva a mistura de música, teatro improvisado e sorrisos à pacientes de vários hospitais catarinenses.

     Uma integração entre os alunos da UNISUL, UDESC, e UFSC,  junto com a coordenadora do projeto Rosiléia Rosa, que tem como objetivo auxiliar na formação de profissionais da saúde, deixando-os socialmente e humanamente mais aptos para seguir a profissão.

     Apesar de parecer uma brincadeira ou descontração, o projeto tem total seriedade. Durante um ano, os alunos participam de aulas de expressão corporal, música e de teatro, isto para que haja um amadurecimento do projeto e preparação do personagem, associado a uma figura de “doutor-palhaço”. Somente depois deste período, os alunos saem a campo.

     Toda segunda-feira, os alunos de nutrição da UNISUL, unidade Pedra Branca, se encontram no ginásio da faculdade para ensaios e reuniões.

     Dividem-se em grupos para as visitas semanais aos hospitais. Entre eles estão o Hospital Joana de Gusmão e o CEPON, onde levam alegria aos pacientes da ala de ortopedia e do núcleo de câncer e do ambulatório.

     Muitas são as satisfações dos voluntários. Bruna Fernandes, estudante de nutrição da UNISUL, compartilha sua experiência mais gratificante: “Lembro que uma vez fui visitar um menino que estava em coma a mais de um ano, seu pai sempre estava ao lado dele, fizemos uma bola imaginária só com boas vibrações, e fizemos como se tivéssemos jogado esta bola no menino. Sabe o que aconteceu? Ele mexeu as pálpebras. Parecia que sentia as vibrações.”

     Não é só para a formação profissional que escolhem participar do projeto, mas também, por eles mesmos, realizando-os como pessoas, pensando da humanização do indivíduo.

                                                                                                                    Por Luana Pacheco                                          
                                                   

Anúncios

Entry filed under: Matérias. Tags: , , , , , , , .

Meu curso, meu futuro O perfil universitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem somos

Idealizado e editado pelas acadêmicas do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina: Alessandra Oliveira, Graziely Neri, Greisi Silva e Luana Pacheco. O blog meucursominhavida tem como objetivo incentivar e informar atuais e futuros acadêmicos sobre o mundo universitário, através de histórias verdadeiras de quem já passou e está passando por esta experiência.

Flickr Album

Arquivo

RSS Últimas notícias, by Google News

  • This RSS feed URL is deprecated maio 27, 2018
    This RSS feed URL is deprecated, please update. New URLs can be found in the footers at https://news.google.com/news
  • Definidos os campeões dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) - Jornal do Tocantins maio 27, 2018
    Jornal do TocantinsDefinidos os campeões dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs)Jornal do TocantinsForam definidos no último sábado, 26, em Palmas, os campeões dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), nas modalidades de Futebol 7 e Basquete 3 x 3. No Futebol 7 masculino, o campeão foi o UFC (CE) e no feminino, Unifor (CE). No Basquete 3 x 3 ... […]
  • Estudantes universitários realizam ação em favor dos ... - Paraíba Online maio 26, 2018
    Paraíba OnlineEstudantes universitários realizam ação em favor dos ...Paraíba OnlineA representante do grupo 'Vem Pra Rua', a professora universitária, de uma faculdade particular de Campina Grande, Anuska, informou que o movimento será pacífico e as pessoas que quiserem fazer parte da manifestação, podem ir até o local vestidos de ...
  • Município suspende transporte de universitários por falta de ... - Campo Grande News maio 25, 2018
    Campo Grande NewsMunicípio suspende transporte de universitários por falta de ...Campo Grande NewsEstá suspenso o transporte escolar gratuito de universitários da cidade de Itaporã – a 227 quilômetros de Campo Grande-, devido às interdições de caminhoneiros nas rodovias do Estado. Conforme a gerência municipal de educação, os ônibus não tem ... […]
  • Mortes: Um matemático a serviço da saúde pública brasileira - Folha de S.Paulo maio 27, 2018
    Folha de S.PauloMortes: Um matemático a serviço da saúde pública brasileiraFolha de S.PauloSão Paulo"O legado de Elias Antônio Jorge se divide em duas áreas: a saúde pública e as conquistas da categoria dos professores universitários. Matemático de formação e coordenador do departamento de economia do Ministério da Saúde nos anos ...

%d blogueiros gostam disto: