Quanto custa ser um jornalista?

junho 16, 2009 at 2:50 pm 4 comentários

     O sentimento de ser jornalista não se compra. Claro que para chegar a ser um, temos que passar por vários processos como a faculdade, livros, internet, câmeras, máquinas fotográficas, cursos extra-curriculares, enfim, e com tudo isso se gasta e muito.

     Então, quanto custa ser um jornalista? Faço essa pergunta, pois um dia minha irmã de 15 anos me fez, e na hora não tive resposta. Parei por um momento e comecei a fazer os cálculos e vi que realmente não é barato. Mas na sociedade atual o pensamento de ”gastar dinheiro” é mais forte e fez distorcer e se perder, em nós, a verdadeira essência das coisas.

     Quanto custa ser um jornalista é a parte menos importante de ”o que é” ser jornalista. Essa é a parte principal para quem pretende seguir esta carreira. A pessoa já nasce com o ”dom”, se é assim que podemos chamar, mas a gente vai aprimorando com o tempo e com as experiências adquiridas. Mas o primeiro passo é perguntar a si mesmo o que é o jornalismo, o que ele representa para você e o quão importante ele é no seu dia-a-dia. Apesar de muitos livros falarem sobre isso, o mais importante de tudo é você pensar a respeito sem a idéia formada de alguém.

     Pessoalmente, penso no jornalismo como um espaço em que a sociedade tem para se expressar, associo também a construção da cidadania em que os direitos e os deveres de cada indivíduo são preservados e defendidos.

     Quando todas essas perguntas ficam claras dentro de você, aí sim, você está pronto para começar de cabeça erguida e com a certeza de um futuro profissional brilhante e bem-sucedido. Contudo, cheguei a conclusão de que tudo vale a pena, as noites sem dormir em leituras atentas de livros, finais de semana estudando para as provas, saídas de campo, as horas na frente do computador para que o texto saia em perfeito estado de leitura. Enfim, ser jornalista vale a pena.

Por Alessandra Oliveira

 

About these ads

Entry filed under: Artigos. Tags: , , , , .

Estágio da Globo Documentário em Rádio

4 Comentários Add your own

  • 1. sara lopes  |  junho 25, 2009 às 6:53 pm

    preciso me informar mais sobre o jornalism0 queria que me desse sugestoes

    Resposta
    • 2. meucursominhavida  |  junho 27, 2009 às 9:48 pm

      Nos mande seu e-mail e podemos lhe dar sugestões e esclarecer suas dúvidas!!

      Resposta
  • 3. biah  |  julho 25, 2010 às 10:42 pm

    Cara, eu gosto mt de jornalismo estou pensando em fazer mais ainda nn sei :/ tipo vale a pena o teste vocacional ? vc conhece algum BOM ?

    Resposta
  • 4. lindiane  |  abril 25, 2011 às 9:06 am

    queria saber quais os primeiros passos para ser uma jornalista de verdade, e quais as fontes que devo exercita além da internet para que eu possa começar a treinar e entrar no mundo jornalistico sem ter medo de enfrenta as câmeras.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem somos

Idealizado e editado pelas acadêmicas do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina: Alessandra Oliveira, Graziely Neri, Greisi Silva e Luana Pacheco. O blog meucursominhavida tem como objetivo incentivar e informar atuais e futuros acadêmicos sobre o mundo universitário, através de histórias verdadeiras de quem já passou e está passando por esta experiência.

Flickr Album

Os biscoitinhos

Osvaldo e Luiza

Ale, Lu e Gre

Jana, Rafa, Gre, Thayse



Mais fotos

Arquivo

RSS Últimas notícias, by Google News

  • Universitários criam empresa startup em MT para soluções do dia a ... - Globo.com março 1, 2015
    Globo.comUniversitários criam empresa startup em MT para soluções do dia a ...Globo.comVisando dar o “pontapé” no mercado de trabalho, cinco jovens estudantes de Cuiabá resolveram montar uma empresa startup. O principal objetivo desses pequenos negócios é tirar ideias inovadoras do papel e colocá-las em prática. Em breve, a primeira ...
  • Universitário que morreu por suspeita de coma alcoólico é ... - Jornal da Cidade - Baurú março 2, 2015
    Globo.comUniversitário que morreu por suspeita de coma alcoólico é ...Jornal da Cidade - BaurúUma festa “open bar” com direito a competição de bebidas resultou na morte do jovem Humberto Moura Fonseca, de 23 anos, e deixou outros três universitários hospitalizados em coma alcoólico na tarde deste sábado (28), em uma chácara no Jardim Ouro ...Universitário mo […]
  • Em sabatina com alunos universitários, Bach debate sobre legado ... - Globo.com fevereiro 25, 2015
    Globo.comEm sabatina com alunos universitários, Bach debate sobre legado ...Globo.comO presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, reservou um tempo de sua agenda para uma conversa com cerca de 100 universitários no Rio de Janeiro. Na sabatina, realizada nesta quarta-feira, na sede do Comitê Rio 2016, ele ...Presidente do COI leva "p […]
  • Cadastro de Bilhete Único para universitários começa nesta segunda - Globo.com fevereiro 22, 2015
    Portal de PauliniaCadastro de Bilhete Único para universitários começa nesta segundaGlobo.comO cadastrato para o Bilhete Único Universitário, que dá direito a desconto de 50% no valor da tarifa, começa nesta segunda-feira (23) em Campinas. A lei do benefício foi sancionada em dezembro do ano passado e, a partir de agora, os universitários ...Universitários d […]
  • Lei que impede trotes universitários entra em vigor em Pres. Prudente - Globo.com fevereiro 26, 2015
    Globo.comLei que impede trotes universitários entra em vigor em Pres. PrudenteGlobo.comA Câmara Municipal de Presidente Prudente promulgou nesta quarta-feira (25), a lei que impede a prática de trote universitário e escolar no município. De acordo com a Lei nº 8790/2015, somente as ações solidárias estão autorizadas, sendo que a ...e mais »

As últimas do blog


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: