Quanto custa ser um jornalista?

junho 16, 2009 at 2:50 pm 4 comentários

     O sentimento de ser jornalista não se compra. Claro que para chegar a ser um, temos que passar por vários processos como a faculdade, livros, internet, câmeras, máquinas fotográficas, cursos extra-curriculares, enfim, e com tudo isso se gasta e muito.

     Então, quanto custa ser um jornalista? Faço essa pergunta, pois um dia minha irmã de 15 anos me fez, e na hora não tive resposta. Parei por um momento e comecei a fazer os cálculos e vi que realmente não é barato. Mas na sociedade atual o pensamento de ”gastar dinheiro” é mais forte e fez distorcer e se perder, em nós, a verdadeira essência das coisas.

     Quanto custa ser um jornalista é a parte menos importante de ”o que é” ser jornalista. Essa é a parte principal para quem pretende seguir esta carreira. A pessoa já nasce com o ”dom”, se é assim que podemos chamar, mas a gente vai aprimorando com o tempo e com as experiências adquiridas. Mas o primeiro passo é perguntar a si mesmo o que é o jornalismo, o que ele representa para você e o quão importante ele é no seu dia-a-dia. Apesar de muitos livros falarem sobre isso, o mais importante de tudo é você pensar a respeito sem a idéia formada de alguém.

     Pessoalmente, penso no jornalismo como um espaço em que a sociedade tem para se expressar, associo também a construção da cidadania em que os direitos e os deveres de cada indivíduo são preservados e defendidos.

     Quando todas essas perguntas ficam claras dentro de você, aí sim, você está pronto para começar de cabeça erguida e com a certeza de um futuro profissional brilhante e bem-sucedido. Contudo, cheguei a conclusão de que tudo vale a pena, as noites sem dormir em leituras atentas de livros, finais de semana estudando para as provas, saídas de campo, as horas na frente do computador para que o texto saia em perfeito estado de leitura. Enfim, ser jornalista vale a pena.

Por Alessandra Oliveira

 

Entry filed under: Artigos. Tags: , , , , .

Estágio da Globo Documentário em Rádio

4 Comentários Add your own

  • 1. sara lopes  |  junho 25, 2009 às 6:53 pm

    preciso me informar mais sobre o jornalism0 queria que me desse sugestoes

    Responder
    • 2. meucursominhavida  |  junho 27, 2009 às 9:48 pm

      Nos mande seu e-mail e podemos lhe dar sugestões e esclarecer suas dúvidas!!

      Responder
  • 3. biah  |  julho 25, 2010 às 10:42 pm

    Cara, eu gosto mt de jornalismo estou pensando em fazer mais ainda nn sei :/ tipo vale a pena o teste vocacional ? vc conhece algum BOM ?

    Responder
  • 4. lindiane  |  abril 25, 2011 às 9:06 am

    queria saber quais os primeiros passos para ser uma jornalista de verdade, e quais as fontes que devo exercita além da internet para que eu possa começar a treinar e entrar no mundo jornalistico sem ter medo de enfrenta as câmeras.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Quem somos

Idealizado e editado pelas acadêmicas do curso de jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina: Alessandra Oliveira, Graziely Neri, Greisi Silva e Luana Pacheco. O blog meucursominhavida tem como objetivo incentivar e informar atuais e futuros acadêmicos sobre o mundo universitário, através de histórias verdadeiras de quem já passou e está passando por esta experiência.

Flickr Album

Os biscoitinhos

Osvaldo e Luiza

Ale, Lu e Gre

Jana, Rafa, Gre, Thayse



Mais fotos

Arquivo

RSS Últimas notícias, by Google News

  • Atividades práticas podem ser diferencial para universitários - Globo.com janeiro 16, 2017
    Globo.comAtividades práticas podem ser diferencial para universitáriosGlobo.comAtividades práticas podem ser diferencial para universitários. Faculdades Integradas de Bauru disponibilizam 30 laboratórios didáticos, além de promover visitas técnicas e eventos que aproximam alunos e profissionais. Logo FIB. porFIB. conteúdo de ...
  • Universitários podem se inscrever em Programa de Mobilidade ... - Globo.com janeiro 16, 2017
    Globo.comUniversitários podem se inscrever em Programa de Mobilidade ...Globo.comEstudantes universitários podem participar do Programa de Mobilidade Estudantil da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no Sertão de Pernambuco. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 23 de janeiro. Através de um ...
  • Estudantes de Mata de São João protestam contra suspensão de ... - Mídia Bahia (Blogue) janeiro 17, 2017
    Mídia Bahia (Blogue)Estudantes de Mata de São João protestam contra suspensão de ...Mídia Bahia (Blogue)Estudantes universitários de Mata de São João que tem aulas em Salvador e Lauro de Freitas protestaram nesta segunda-feira (16) contra a suspensão do transporte fornecido pela prefeitura. Segundo informações do site Direto da Cidade, os manifestantes ...e […]
  • Devido a apagão, universitários usam lanternas para fazer prova no ... - Globo.com janeiro 12, 2017
    Globo.comDevido a apagão, universitários usam lanternas para fazer prova no ...Globo.comUma queda de energia deixou às escuras a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no campus da cidade de Sobral, Região Norte do Ceará. Devido ao problema, universitários tiveram de usar as lanternas dos celulares para fazer provas ou ...e mais »
  • Resolução libera visto de trabalho para estudantes universitários ... - EBC dezembro 23, 2016
    Resolução libera visto de trabalho para estudantes universitários ...EBCEstudantes estrangeiros de graduação ou pós-graduação no Brasil poderão trabalhar legalmente no país. A medida também vale para os alunos que já terminaram os cursos e pretendem ficar no país. A resolução que autoriza o trabalho de estrangeiros foi ...e mais »

%d blogueiros gostam disto: